14/03/2007

BIG BROTHER DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Este Cartoom, que tem circulado pela Internet, há já algum tempo, pressagia, com humor negro, o futuro da Administração Pública no que concerne ao mais que polémico processo de Avaliação de Desempenho.

A Prace Novela continua a oferecer-nos, todos os dias, o que de melhor sai das mentes criativas dos nossos Governantes.

A este ritmo de desagregação e de desmotivação generalizada, ninguém, de bom-senso, poderá vaticinar qual vai ser o futuro da função pública neste país.

A reengenharia organizacional não tem passado, seguramente, por aqui, nem tão pouco pelas cabeças dos senhores a quem mais parece terem encomendado a idolatria da loucura organizada.


É caso para perguntar - "Para onde vai este país?"


11/03/2007



Pandemia do Vírus do Síndroma da PRACE alastra vertiginosamente, atingindo conhecidas figuras públicas!




Os resultados, já visíveis, não param de surpreender!



Pois é, metaforicamente falando, pelo andar da carruagem, a nossa Administração Pública caminha à velocidade de cruzeiro (sob a égide da Santa Contenção do Défice) para o caos, graças às maquiavélicas perseguições de alguns cérebros iluminados que, de manhã ao acordarem, resolvem machadar num determinado sentido, para devanearem, à noite, com a embriaguez do sono, o que martelar no dia seguinte.
6
Todos estamos de acordo que, efectivamente, é preciso reformar. Mas, reformar, significa, sobretudo, gerir com competência, não administrar, inovar e optimizar procedimentos, simplificando circuitos, não criando novos entraves burocráticos, estimular a adesão de todos os agentes da causa pública, enquanto alicerces fundamentais para o êxito de tão importantes tarefas, não partindo do princípio que tudo está mal por culpa dos Funcionários Públicos. O que se está a passar é uma monstruosidade que só a cegueira dos números e a surdez da pressa em mudar para ser diferente, poderá dar guarida.
6
A ver vamos - qual vai ser o resultado!
Uma coisa é certa, já esteve mais longe de enquistar.