18/10/2006



"Estão mexendo nos nossos bolsos!
Aumento de 15,7% das tarifas da Electricidade?"

Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação perde a lucidez e declara que - "a culpa" do aumento de 15,7 por cento da electricidade para os consumidores domésticos em 2007 é do consumidor, porque esteve vários anos a pagar menos do que devia.

Começa a adivinhar-se para onde caminha este país!

A VOZ DOS PAROQUIANOS


"OH CAVACO OLHÁ CORRUPÇÃO DE ESTADO!!!"


O anúncio de aumento da electricidade é altamente gravoso para o povo, nada que preocupe o Governo PS.

O anunciado aumento da electricidade não é o que parece, nem o que o presidente da ERSE Jorge Vasconcelos diz, na qualidade de funcionário do Governo PS.

O Governo PS anunciou que pretende privatizar em 2007, cerca de 20% da REN e parte substancial da EDP. Já tinham tentado vender em 2006, mas os espanhóis disseram que só compravam se o Governo aumentasse prévia e substancialmente o preço da electricidade, já uma das mais caras da Europa.

A EDP em 2005 apresentou os maiores lucros de sempre, ou seja, 910 milhões de euros (mais de cento e oitenta milhões de contos) e distribuiu os maiores dividendos da sua história, sob a batuta do Talone, ex-BCP, que foi corrido por não alinhar…

Pina Moura, ex-comunista, ex-ministro de Guterres, ex-tudo, devido à sua grande e reconhecida experiência empresarial, foi contratado pela espanhola Iberdrola Portugal, para ser seu presidente, empresa interessada na compra da EDP.

Pina Moura despudoradamente e com o apoio dos líderes do PS, manteve o "tacho" de deputado, não pelo "graveto" que para ele são trocos, mas para servir a Nação, mantendo um relacionamento e influência de que necessita, para servir a quem lhe paga.

Vai daí o Governo, respondendo aos interesses estrangeiros, e duma entidade fantoche, a ERSE, anunciou um aumentozeco de 15,7% para os consumidores mais pobres, alegando a nova legislação liberalizadora, o aumento do preço do petróleo, inflação e energias renováveis. Perceberam?

Oh Cavaco, como é que é possível o Pina Moura, depois de ministro passar a presidente da espanhola Iberdrola e manter-se como deputado? Faz qualquer coisa que o PS está enredado e revela-se incapaz. Mete-os na ordem e manda lá o Pinto Monteiro investigar isto, quem defende os interesses de quem?

Quem defende os interesses de Portugal e dos portugueses?

É só a subir.

2006-10-17 – Correio da Manhã
Electricidade - entidade reguladora apresenta proposta para 2007

Conta da luz sobe 15,7%


As famílias portuguesas vão pagar mais 15,7 por cento na factura da electricidade a partir de 1 de Janeiro de 2007.
Esta é a proposta da entidade reguladora do sector (ERSE).
Em termos práticos, numa conta mensal de 100 euros o consumidor vai passar a desembolsar 115,7 euros.
Esta actualização dos preços deve-se, segundo a ERSE, a três ordens de razão: o aumento das tarifas de energia eléctrica limitado à taxa de inflação, a subida do preço do petróleo e a alteração legislativa do regime especial das energias renováveis.
De acordo com a proposta da entidade reguladora, o aumento global do preço da luz (consumidores domésticos, empresas e indústria) é de 12,4 por cento.
As empresas e indústria vão suportar aumentos médios de 7,8 por cento. Neste grupo, a indústria será a mais penalizada, com uma subida na ordem dos 9,3 por cento. A autoridade do sector eléctrico diz que os consumidores domésticos vão pagar, em média, 14,4 por cento.No entanto, a maior factura (15,7%) vai recair sobre as famílias que consomem menos de 20 kVA (kilo volts ampere), ou seja, 97,4 por cento dos consumidores domésticos. Os consumidores domésticos cujo consumo ascende os 20 kVA vão pagar mais 8,9 por cento.
Esta proposta, para as tarifas de electricidade de 2007, segue agora para o Conselho Tarifário (composto pelos vários operadores em Portugal) que deverá emitir um parecer até 15 de Novembro. A ERSE procederá, depois, à aprovação dos valores finais.
DÉFICE PAGO A PRESTAÇÕES
O aumento das tarifas limitado à taxa de inflação e a subida do preço do petróleo – que fez disparar os custos de produção e comercialização de electricidade – aliados à mudança no regime especial das fontes de energias renováveis, geraram um défice de 399 milhões de euros, mais juros, a ser reposto já a partir de 2007. Para tal a proposta da ERSE define que o montante do défice a eliminar no próximo ano é de 132 milhões de euros, ou seja, 33 por cento do montante total. Nos anos seguintes ficam por recuperar 264 milhões de euros (valores actualizados para 2007). A subsidiação dos consumidores em baixa tensão aos restantes consumidores será de 19 milhões de euros, lê-se no comunicado da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
O QUE JÁ MUDOU
LIBERALIZAÇÃO
A 4 de Setembro último o mercado de electricidade ficou totalmente liberalizado, com o sector dos consumidores domésticos a ficar disponível para a entrada de novos comercializadores. Porém, ainda nenhuma empresa entrou na corrida neste mercado.
CONCORRÊNCIA
No final de 2005, cerca de 13 000 clientes, representando aproximadamente 21 por cento do consumo total nacional, tinham já optado por fornecedores alternativos.
NOVO TARIFÁRIO 5D
A EDP lançou, a 1 de Setembro, o tarifário 5D dirigido a consumidores com uma potência contratada superior a 6,9 kVA (kilovolts/ampere), o que deixa de fora quase cinco milhões de consumidores. Cinco mil clientes já aderiram a este tarifário.
MAIS RENOVÁVEIS
Cerca de 1,8 pontos percentuais do aumento da electricidade deve-se aos sobrecustos das energias renováveis. Os clientes domésticos vão pagar a quase totalidade dos sobrecustos com esta energia.
Ana Rita Estrompa