05/10/2006





"Só 1,5% de aumento salarial para a Administração Pública, em 2007?"

"Os Donalds da Administração Pública deste país começam a ficar fartos da obrigação de servir de exemplo ou de contribuir para a eliminação das borradas e verborreias dos políticos iluminados.

Com que direito se impõe à Administração Pública um conjunto de mecanismos reguladores e orientadores da sua actividade, visando uma gestão mais eficiente, eficaz e equilibrada, quando na prática, os decisores e seus apaniguados colaboradores continuam a não abdicar de gastos supérfluos - aquisição de novas viaturas, viagens porventura desnecessárias ou não prioritárias, alterações contínuas do mobiliário dos gabinetes, despesas de representação, reforço constante dos fundos de maneio dos gabinetes, despesas exorbitantes aos fins-de-semana com motoristas e guarda pessoal.

Por outro lado, quem é que engrossou a Administração Pública e continua a engrossar? Os sucessivos governos deste país, com particular expressão, no que toca aos socialistas, que têm uma especial apetência pelo poder e pela ocupação de lugares públicos. As entradas continuam e só não é posta em prática mais uma regularização dos chamados precários(mais conhecida por DL 81-A...) porque a situação é demasiado grave e visível que não dá para entrar pela porta das facilidades. A saída mais transparente e séria, seria o recurso a concurso externo que permitiria que os candidatos não bafejados pelos ares politicopartidários tivessem iguais oportunidades e pudessem concorrer com os gordalhudos da conjuntura."

Os Donalds da Administração Pública